micro e macroeconomia
I.Inflação: Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período.Por exemplo, A inflação deverá ficar próxima de 6% em todos os anos do mandato da presidente Dilma Rousseff, segundo estimativas divulgadas nesta segunda-feira (30) pelo Banco Central, por meio do relatório de inflação do terceiro trimestre deste ano.
Podendo citar as seguintes causas da inflação: Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo; Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país; Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
II.Taxa de juros :é a taxa de lucratividade recebida num investimento. De uma forma geral, é apresentada em bases anuais, e representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento. A taxa de juros também pode ser definida como a razão entre os juros, cobrável ou pagável, no fim de um período de tempo e o dinheiro devido no início do período. Por exemplo, A taxa de juros para a compra de veículos registrou em setembro uma variação de até 389%, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC). O percentual mais baixo é 10,65% ao ano, enquanto o mais caro é de 52,06% ao ano.A BMW Financeira, utilizada para a compra dos veículos de luxo da montadora alemã, cobra a menor taxa, de 0,85% ao mês (ou 10,65% ao ano).A Santana Financeira possui a maior taxa de juros entre os bancos pesquisados, com 3,55% ao mês (ou 52,06% ao ano),Cada ano que passa o consumidor paga mais,e a empresa conseqüentemente tem seus ganhos crescendo.
III. Taxa de cambio: taxa de câmbio é o preço de trocas entre a moeda de dois países. "Em economia internacional utilizamos o dólar como moeda de referência, então, no Brasil, a taxa de câmbio é a taxa de troca entre o Real e o Dólar", conta. Em outras palavras, a taxa de câmbio determina quantos reais são