Micro e Macroeconomia
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MicroeconoMIa e Macroeconomia
2.1.1 Inflação
É o processo onde o nível dos preços de produtos ou serviços está sofrendo aumentos constantes e a moeda está perdendo valor no mercado. Vários motivos podem causar o aumento constante no preço de bens e/ou serviços, entre eles podemos ressaltar o aumento nos custos de produção que impacta no preço final, como também a grande procura em relação à oferta disponível.
“A inflação oficial em 12 meses ficou em 5,86%, acima da meta do governo para o período (4,5%), mas dentro do limite previsto (de até 6,5%). É a primeira vez no ano que o indicador fica abaixo do patamar de 6% no acumulado dos últimos dozes meses.”
Como podemos ver na noticia publicada recentemente, apesar de um crescente aumento na inflação, a mesma não ultrapassou os 6% nos últimos doze meses, o que é uma situação atípica.
2.1.2 Taxa de juros
A taxa de juros é um índice usado para medir o custo de um crédito ou a rentabilidade de uma poupança ou investimento. A taxa de juros está relacionada ao tempo concedido para o pagamento do crédito, ou, ao dinheiro investido. Geralmente as taxas de juros são calculadas em porcentagem e são aplicadas de forma mensal ou anual sobre o crédito ou investimento. A taxa de juros pode ser fixa: Que serão iguais durante todo o período do investimento ou pagamento do crédito. Ou variável: Que serão ajustadas de forma mensal ou anual de acordo com a inflação e a variação da taxa de câmbio.
Como podemos verificar nos noticiários, o Brasil volta a ter a maior taxa de juros real do mundo. “O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco