Micro e Macro economia
A análise exploratória de dados diz respeito à descrição de dados e é de grande utilidade para resumir e apresentar os dados coletados em tabelas, quadros, gráficos, etc que permitem que relações e padrões não-analisados sejam discernidos. As principais técnicas que podem ser usadas são: 1) apresentação de frequências; 2) medição de localização (tendência central); 3) medição de dispersão (amplitude); 4) medição da mudança. Um importante passo para analisar os dados quantitativos é o exame da distribuição de frequência para cada variável. A ideia é agrupar certos valores de dados brutos em categorias ou classes e em seguida contar as frequências para cada um. Isso pode ser feito, conforme a quantidade de variáveis adotada, de diversas maneiras: uso de tabelas de distribuição de frequência, tabulações cruzadas, quadros gráficos, diagramas – variando conforme a variável e a aplicabilidade do estudo.
Inflação é o processo de elevação dos preços. O nível de preço pode estar subido, descendo ou se mantendo estável. Se estiver subido, temos a inflação.
Os preços dos computadores dos computadores caem sem parar. Os preços dos ingressos para os estádios de futebol sobem sem parar. Em microeconomia, tenta-se explicar essas mudanças isoladas de preços. No macroeconomia, nosso interesse se concentra no preços em média, a que denominamos nível de preço.
Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo uma portagem sobre a inflação, pela revista