MICRO EMPRESA E EPP
1. Apresentação.
2. Legislação Específica.
2.1 – Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
2.2 – Diferença entre o Estatuto Nacional da ME/EPP e o Simples Nacional.
2.3 – Das Vedações ao Ingresso no Simples Nacional.
2.4 – Das Alíquotas, Base de Calculo e Anexos.
3. Mircroempreendedor Individual - MEI.
3.1 – Definição.
3.2 – Dos Benefícios do MEI.
3.3 – Das Obrigações e Responsabilidades
4. Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELE.
4.1 – Definição.
4.2 – Benefícios e Vantagens.
4.3 – Requisitos e Impedimentos.
5. Conclusão.
6. Bibliografia.
1 –APRESENTAÇÃO
O referido trabalho visa apresentar as peculiaridades entre as formas de enquadramento das MICROEMPRESAS, EMPRESAS DE PEQUENO PORTE suas características, os requisitos básicos para o enquadramento, a legislação específica, as obrigações assessorias e os motivos de desenquadramento e as atividades permitidas.
MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL – MEI o que é?. Quais as vantagens dessa nova modalidade de constituição empresarial simplificada?. O que diz a legislação sobre a matéria, suas características, requisitos, limites e obrigações.
Olhar cauteloso sobre o que diz as diversas Leis que regulamentam essas modalidades de enquadramento tributário. Qual o papel do SIMPLES NACIONAL dentro do contexto das ME, EPP e MEI e os aspectos relevantes para realizar um planejamento tributário que atenda as expectativas do empreendedor.
2 – DA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
2.1 – MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE
Para que possamos compreender melhor o campo de abrangência e o alcance de competência do novo Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, torna-se necessário analisarmos, inicialmente, as legislações que vigoraram até a sua promulgação, mas que também concediam tratamento favorecido e diferenciado a estas empresas. Em