Micro empreendedor
IMPORTANTE: Antes de iniciar o processo de inscrição, leia atentamente o MANUAL DO PROCESSO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI).
Há duas formas de realizar a inscrição do MEI:
Através do portal www.portaldoempreendedor.gov.br e também através de empresas de contabilidade.
A formalização do Microempreendedor Individual poderá ser feita de forma gratuita no próprio portal, no campo FORMALIZE-SE.
Clicando neste link irá aparecer um campo para digitar o Cpf e a data de nascimento, logo após clicar em prosseguir irá pedir o número do título de eleitor e assim por diante irão aparecendo os campos para preenchimento da documentação necessária para a inscrição.
Após o cadastramento do Microempreendedor Individual, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são obtidos imediatamente, não sendo necessário encaminhar nenhum documento (e nem sua cópia anexada) à Junta Comercial.
O Microempreendedor Individual também poderá fazer a sua formalização com a ajuda de empresas de contabilidade que são optantes pelo Simples Nacional e estão espalhadas pelo Brasil. Essas empresas irão realizar a formalização e a primeira declaração anual sem cobrada.
CONSULTE A RELAÇÃO DESSAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE
Através deste link é possível selecionar o estado e a cidade onde deseja fazer a inscrição, e verificar a lista das empresas de contabilidade que poderão realizar esta formalização.
Obs: Teresópolis tem 66 opções de empresas na qual pode ser realizada esta formalização.
A inscrição é feita de forma bastante rápida, e como a formalização é realizada pela internet, o CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará Provisório de Funcionamento são obtidos imediatamente, gerando um documento único, que é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI. Não há a necessidade de assinaturas ou envio de documentos e cópias. Tudo é feito eletronicamente. Lembre-se, também, de que é necessário conhecer as