Micoses e fungos
Por outro lado, os protozoários são microorganismos unicelulares que se costumam desenvolver ao longo de um ciclo bastante complexo, já que compreende vários estádios e envolve as várias espécies de animais que parasitam. Alguns protozoários conseguem penetrar no organismo do ser humano e provocar alterações mais ou menos sérias. Os problemas originados pelos protozoários são designados protozooses e pertencem ao grupo das parasitoses.
Ao longo das primeiras páginas deste capítulo, iremos abordar as micoses internas, ou seja, as que afectam os tecidos e órgãos internos. Em seguida, enumeramos as protozooses de maior incidência e gravidade, nomeadamente a amebíase, o paludismo, a toxoplasmose, a leishmaniose, a doença de Chagas e a doença do sono.
As protozooses são uma série de problemas bastante frequentes e com repercussões sociais incalculáveis. Em primeiro lugar, devido ao facto de se evidenciarem, sobretudo, em áreas tropicais ou subtropicais economicamente desfavorecidas, que não têm os recursos necessários para que se efectuem o seu diagnóstico e tratamento oportunos, pois estima-se que apenas as complicações graves do paludismo provocam a morte de aproximadamente 2 milhões e meio de pessoas por ano. Em segundo lugar, porque também afectam com alguma frequência as pessoas imunodeprimidas, nas quais adquirem uma específica gravidade. De facto, a candidíase esofágica e a toxoplasmose encontram-se entre as infecções oportunistas mais comuns e graves nos pacientes com SIDA
___________________________________________________________________________
DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS
Disenteria ou Amebíase:
Parasita - Entamoeba histolytica
Sintomas - Dores abdominais,