Alimentação escolar
Modulo: PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar)
INTRODUÇÃO
O estudo do modulo PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, permitiu que conhecêssemos um pouco mais sobre esse programa, como funciona a política do atual governo em relação a educação; as implicações do mesmo na prática pedagógica, e, principalmente como ele vem sendo efetivado em nosso município.
COLETA DE DADOS
O município de Sagrada Família possui cinco escolas municipais que atendem em torno de 240 (duzentos e quarenta) alunos.
Todas as escolas possuem cozinha , refeitório e merendeiras capacitadas para o trabalho que exercem.
Faz parte do quadro efetivo da secretaria de educação uma nutricionista com 20 horas semanais, que é responsável por acompanhar desde a compra até o preparo dos alimentos, bem como a elaboração do cardápio.
A merenda é adquirida uma parte diretamente dos produtores rurais e a outra dos mercados localizados no município através de licitação.
ANÁLISE DE DADOS
O PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar – foi criado no ano de 1.983.É um programa de assistência financeira suplementar com vistas a garantir no mínimo uma refeição diária aos alunos beneficiários, que tem por objetivo suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos mesmos, visando atender os requisitos nutricionais referentes ao período em que este se encontra na escola.
Esse programa visa melhorar as condições fisiológicas do aluno, de forma a contribuir para a melhoria do desempenho escolar; promover a educação nutricional no âmbito da escola, de forma a reforçar a aquisição de bons hábitos alimentares e reduzir a evasão e a repetência escolar. Partindo do principio que o aluno bem alimentado apresenta: melhor rendimento escolar: maior equilíbrio para o seu desenvolvimento físico e psíquico; menor índice de absenteísmo e melhora as defesas orgânicas necessárias a boa saúde.
O público alvo são os alunos pré-escolares e escolares do ensino