MICHELE PETIT
Neste texto Michelle Petit tenta mostra em diversas situações do cotidiano a importância do habito de ler, desde aquela poesia que lhe faz viajar e sair de uma triste realidade como em tempos de guerra como ela mostra no inicio do texto ou ate a necessidade de conhecimento de algumas pessoas que são leitores consumidores como é mostrado a infinidade de experiências de leituras que podemos desfrutar, e também os leitores de como suas realidade influem em sua motivação para a leitura.
“Eu me lembro que depois da guerra restava na nossa vila apenas um abecedário. E o primeiro livro que encontrei era uma complicação de problemas de aritmética. Lia esses problemas como se lesse poemas”.(pg173).
Michelle usa em varias vezes tempo o uso de metáforas, de forma elucidas mais as historias ressaltadas no texto que sempre circulam o habito de ler de alguma forma, a leitura aqui é mostrada não como aquela coisa chata e monótona, mais sim como algo interessante, que nos salva não só da ignorância como também de situações tristes. Pode-se perceber o uso corretamente da metáfora de forma a não fugir do que se tenta explicitar.
Contudo esse texto nos traz a reflexão de nossas próprias leituras que tipo de leitura e como motivas nossos alunos ao habito de ler, o que devemos entender é que não podemos apenas motiva-los a uma leitura que apenas os aliene mais que já de a informação crua e pronta, uma boa leitura não depende apenas do texto, para se inserir o texto certo para que capte a atenção do alunos é necessário entender a sua realidade.O papel da motivação da leitura não pode ser apenas do leitor.