Esquema de PROJETO
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
PROJETO DE MONOGRAFIA
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA
ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU
2014
1. Dificuldade de Aprendizagem: Dislexia
2. Inclusão Educacional: Dislexia
3. JUSTIFICATIVA
Uma educação para todos precisa valorizar a heterogeneidade, pois a diversidade faz com que as relações e interações nos grupos se torne mais enriquecida. Sendo assim, a escola passa a ser um lugar de encontro com o outro, para todos e para cada um, onde há respeito por pessoas diferentes.
4. PROBLEMATIZAÇÃO
É na escola que a dislexia, de fato, aparece. Existem disléxicos que mostra suas dificuldades em outros ambientes e situações, mas nenhum deles se compara a escola, local onde a leitura e escrita são utilizados todo tempo e, bastante valorizadas. Mas, a escola que conhecemos certamente não foi feita para o disléxico. Objetivos, conteúdos, metodologias, organizações, funcionamento e avaliação nada tem a ver com ele. Não é por acaso que muitos portadores de dislexia não sobrevivem à escola e são por ela rejeitados. Os que conseguem resistir a ela e obter um diploma conseguem, por meio de artifícios, que lhes permitem driblar o tempo, os modelos, as exigências burocráticas, cobrança de professores, humilhações sofridas e principalmente as notas.
5. HIPÓTESES
Sendo assim, é necessário um trabalho conjunto entre escola (professores, diretores, psicólogo, fonoaudiólogo) e família para que a criança disléxica consiga avançar nos estudos, ela necessita de uma base, de um alicerce que devera acompanha-la durante toda sua trajetória principalmente no que diz respeito ao âmbito educacional. E mesmo assim isso não garante que ela consiga ser 100%, mas pelo menos ela vai saber que teve o apoio e que fez o que pode.
6. OBJETIVOS
Objetivo geral
Este trabalho tem por finalidade mostrar a dislexia no âmbito educacional, os fatores relacionados e que ajudam no