A COMUNICA O HUMANa
No mundo globalizado, como em toda sociedade formadora é notória a importância da comunicação. Esta importância também se faz presente, nos estudos da linguagem onde ela sempre teve e tem papel essencial, o qual foi afetado no início do século XX com a afirmação de Saussure de que a língua era fundamentalmente um instrumento de comunicação, abrindo com isso, rupturas sobre as concepções anteriores.
A teoria da comunicação, que utiliza métodos e perspectivas diferenciadas dos estudos linguísticos, visa com outras metas encontrar soluções para os problemas da língua, através do esquema da comunicação de forma simplificada, linear e com caráter mecanicista. Com isso, a comunicação entre os humanos na forma oral/verbal ou escrita, acaba passando pelas propostas simplificadoras, revendo de todos os ângulos a questão da comunicação e os aspectos que necessitam ser revistos.
Esta teoria continua sendo vista como transmissora de mensagem, tendo sempre um sujeito emissor e um receptor. Para uma mensagem ser eficaz, necessita de significados e significantes comuns, tanto para o remetente, quanto para o destinatário, pois, para que haja comunicação é preciso que ambos compartilhem /tenham domínio total ou parcial dos códigos ou subcódigos utilizados. A falta de domínio destes códigos ou subcódigos impedem a comunicação e consequentemente, causam até mesmo a desvalorização de alguns destes, e sucessivamente a visão que os usuários têm da sua língua e das variantes usadas durante a linguagem. A linguagem deve ser entendida com toda sua variedade e funções (emotiva, informativa, referencial, denotativa, cognitiva, expressiva, apelativa, representativa, fática, metalinguística, poética, etc.) sendo que, todas elas possuem valor simbólico de acordo com o conteúdo e a expressão que predomina no texto.
Já a comunicação, deve ser pensada como um sistema internacional, tendo não somente os efeitos da comunicação sobre o receptor, como também, a reação produzida pelo