Comunica O E Rela Es Humanas No Trabalho De Enfermagem Trabalho Em Equipe
FACULDADE DE ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA (EBA)
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM I
Comunicação e relações humanas no trabalho de Enfermagem
Trabalho em equipe
DUTRA, Herica Silva
Profa. do Depto. EBA
1. Objetivos:
• Identificar a presença da comunicação em diversos campos da Enfermagem;
• Discutir sobre a importância da comunicação na assistência e no gerenciamento em
Enfermagem;
• Discutir sobre a importância da comunicação no trabalho em equipe em Enfermagem.
2. A comunicação e o ser humano
A capacidade de comunicar-se e interagir com o outro é inerente ao comportamento humano. Nossos pensamentos, sentimentos, ações e reflexões podem ser compartilhados com nossos semelhantes e isso nos torna seres humanos. Por meio da linguagem podemos nos comunicar sobre o presente, mas também fazer a inclusão de fatos do passado com projeção para o futuro.
Dessa forma, a comunicação não se limita ao aqui e agora.
As pessoas passaram a ficar expostas com mais frequência e precisam expressar-se bem para participar de reuniões, apresentar e defender projetos, lançar produtos, negociar, dar entrevistas, enfim, precisam comunicar-se em praticamente todas as atividades. E precisam comunicar-se bem, pois a comunicação deficiente normalmente pode ser confundida com a falta de competência profissional (Feldman e Ruthes, 2011; p. 55).
Etimologicamente a palavra comunicação vem do latim communicare e significa “por em comum” (Bittes Junior e Matheus, 1996). Comunicação é um processo de compreender e compartilhar mensagens enviadas e recebidas, e as próprias mensagens e o modo como se dá seu intercâmbio exercem influência no comportamento das pessoas envolvidas em curto, médio ou longo prazo (Stefanelli, 2005: p. 29). Isso permite a consciência do eu, do outro e do ambiente.
Basicamente, a comunicação tem por finalidades entender o mundo, relacionar-se com os outros e transformar a si mesmo e a realidade. Devemos considerar: a