Michael aldrich
O sistema foi inventado em 1979 por Michael Aldrich, na altura funcionário da empresa britânica Rediffusion Computers. Para executar a sua ideia, usou uma televisão modificada ligada via telefone a um computador também preparado para transacções em tempo real. O interface que utilizou foi o (agora velhinho) teletexto.
Michael Aldrich, o criador do e-commerce
Dois anos após o seu lançamento fez-se a primeira transacção de negócios pela iniciativa da Thomson Holidays, uma empresa de turismo britânica. Depois disso, tanto as transacções empresa-consumidor como as inter-empresas começaram a ser mais amplamente usadas.
Em Maio de 1984, Jane Snowball , uma residente de Gateshead, em Inglaterra, foi a primeira compradora on-line de materiais da Tesco.
Seis anos mais tarde foi criado o WorldWideWeb, o primeiro browser de sempre, bem como um servidor para aceder à World Wide Web.
Em 1992 o Book Stacks Unlimited, um web site desenvolvido por Charles Stock, ficou conhecido como a primeira livraria da web. Dois anos depois a Amazon, outra popular livraria on-line, foi criada por Jeff Bezos.
Em 1994 surgiram diferentes lojas online, que iam de bancos a lojas da Pizza Hut. Para garantir que as transacções estivessem protegidas, os dados eram sempre trocados com recurso à encriptação.
As compras on-line são uma das maneiras mais práticas para aquisição de bens, bem como da avaliação de serviços. Algumas das vantagens das compras on-line são a comodidade e a grande concorrência existente, o que proporciona uma boa diversidade de preços.
Os pagamentos podem ser feitos de várias maneiras, como pelo uso de cartões de débito, crédito, transferências bancárias, etc.
Algumas das designações usadas para