meus trabalhos
Administração – 2014.1
1. Conceitos Iniciais.
1.1. O conceito de investimentos.
“Investimento” é um termo muito utilizado ultimamente e encontrado nos jornais, internets e comentários em geral, trazendo alguma confusão para compreender o que é investimento. Podem ser considerados como “investimentos”, de forma genérica:
Comprar uma casa ou um carro;
Fazer uma aplicação financeira ou guardar dinheiro na poupança;
Comprar dólares e guardar em casa;
Abrir uma empresa ou construir uma fábrica;
Cursar uma faculdade ou fazer outro curso, como estudar inglês.
Estes exemplos citados e que podem causar alguma confusão para se entender o que é investir, embora sendo exemplos diferentes o que tem em comum? O que é um investimento? Investimento é um conceito originário do campo da Economia muito importante para as organizações, e em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Embora aparentemente alguns atos não tenham relação, podem ser entendidos como investimentos por renunciarem recursos no presente em prol de mais recursos no futuro. Como um empresário que poderia utilizar seus recursos em alguma opção, mas resolve criar uma empresa na expectativa de obter mais recursos no futuro, ou mesmo um aluno ao cursar uma faculdade durante quatro ou cinco anos, gastando recursos no presente, monetários, de tempo e dedicação, com a expectativa de que esse investimento no futuro proporciona-lhe maior nível de salário e melhores oportunidades de carreira no futuro. De forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro.
1.2. Os tipos de investimentos. Podem ser de diversos tipos, porém basicamente se dividem em três grandes categorias em relação a sua origem:
a) Investimentos públicos: São os investimentos em hospitais, escolas, rede de saneamento básico,