meus trabalhos
PROFª: MARILDA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
1º PERÍODO – MANHÃ
ALUNA: LARISSA LIMA QUARESMA DE MIRANDA
SOCIOLOGIA
RIO DE JANEIRO – RJ
2013
Sociologia Francesa
A Sociologia Francesa, tenta explicar a vida social. Depois da Revolução Industrial, representou a consolidação do capitalismo, criando assim uma nova forma de se viver, deixando e destruindo costumes e instituições. E assim começa a mudar o pensamento moderno, visando a racionalidade. Pensadores, tentam e acreditam que, conseguirão reorganizar a sociedade, através do conhecimento das leis que regem os fatos sociais. Acreditando que, uma sociedade organizada conseguirá progredir.
Sociologia Alemã
A Sociologia Alemã, tenta também explicar a vida social. Na revolução vão ser encontrados filósofos que querem transformar a sociedade. Tendo como objetivo, demonstrar a irracionalidade e injustiça de algumas instituições, pregando assim que, os indivíduos teriam igualdade e liberdade em seus direitos. Isso leva a criação de um estudo científico da sociedade.
Augusto Comte
É considerado “pai da sociologia”. Tem uma ciência que visa analisar a sociedade como um todo, onde Augusto começa a ter alguns problemas, pois, com tanta diversidade se torna impossível ter uma resposta só para todos os casos. Tem uma visão evolucionista, desenvolvendo do ponto menor da sociedade, onde não se tem características europeias, para o ponto maior, onde se consegue perceber várias influencias europeias. Determina que, a função da sociologia é acelerar o processo de evolução na sociedade. Segundo Comte, a sociologia deveria apresentar um processo de evolução dentro de uma ordem, não de uma forma revolucionária, ou desorganizada.
Émile Durkheim
Para Durkheim a sociedade sempre prevalece sobre os indivíduos, impondo de uma certas forma, regras, valores, costumes, leis e etc. Para ele todo comportamento , é instituído