Recursos Minerais
Os recursos minerais são recursos extraídos da natureza através de rochas, para uso da actividade industrial. O Brasil é um dos países com maior potencial em recursos minerais do planeta, com 55 tipos de minerais explorados. O ferro é o principal minério extraído no País, onde estão aproximadamente 8% das reservas de ferro do mundo. Entre os principais minerais encontrados em solo brasileiro está bauxita, cobre cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio e nióbio.
O Brasil possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo. Aproximadamente 8% das reservas de ferro do mundo estão no Brasil, sendo esse o principal minério extraído no país. Outro mineral, o nóbio tem suas maiores reservas ocidentais no Brasil.
Os Recursos Minerais podem ser classificados em Metálicos, Não-metálicos, Energéticos.
- Metálicos: Ferro Cobre Estanho, Feldspato, Ouro, Urânio, Alumínio.
- Não-metálicos: Calcário, Quartzo, mármore, Petróleo, Granito, Areia, Sal-gema, Argila.
- Energéticos: Petróleo, Gás natural, Carvão mineral.
• Metálicos:
Ferro: é empregue em automóveis, barcos, componentes estruturais de edifícios
Cobre: é utilizado em tubos de condensadores e encanamentos, motores elétricos, cunhagem de moedas, na purificação da água e como conservante da madeira.
Estanho: O estanho é utilizado na manufactura de vidros opacos e vernizes.
Feldspato: é usado em fabricação de vidro, fabrico de cerâmicas, louça de cozinha, porcelanas para aplicações eléctricas e agregados de construção.
Ouro: é utilizado nas jóias, colares, brincos, medalhas, moedas, etc.
Urânio: mais importante é a energética; a outra é nas indústrias de cabedal (fabricação de peças de couro, sola e de madeira).
Alumínio: é usado nas ferramentas, utensílios de cozinha, latas, janelas, portas, entre muitas outras.
• Não Metálicos
Calcário: é utilizado em