rondonopolis
Rondonópolis, tem como divisa ao norte, os municípios de Juscimeira e Poxoréo; ao sul Itiquira; ao leste São José do Povo Pedra Preta e ao oeste Santo Antônio do Leverger. A zona urbana do município é banhada pelo rio Vermelho e o Arareau. Já a zona rural é cortada pelos rios Ponte de Pedra, Jurigue e Tadarimana. A cidade está localizada em posição privilegiada, no entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364, e, em breve, através da Ferronorte, ligada por ferrovia com os principais portos do país.
Rondonópolis está a 210 quilômetros de distância da capital Cuiabá.
Índice [esconder]
1 História
2 Demografia
3 Cultura
3.1 Cidades Irmãs
4 Esporte
5 Geografia
5.1 Clima
6 Economia
6.1 Centros Comerciais
7 Turismo
7.1 Pontos turísticos
8 Infraestrutura
8.1 Transporte
8.2 Mídia
8.3 Educação
9 Referências
10 Ligações externas
História[editar]
O município originalmente era conhecida como "Ponte de Pedra", por causa do rio de mesmo nome que banha a região. Com a passagem da Comissão Rondon pela região, a fim de fazer levantamentos para a construção de linhas telegráficas, veio o tenente Otávio Pitaluga, que mediu e instituiu as diretrizes para uma futura cidade. Com esse projeto, a localidade foi rebatizada de Rondonópolis, em homenagem a Marechal Rondon, em 1918.
Até a década de 1940, a cidade permaneceu em decadência. Poxoréo, perto dali, era elevada a município e crescia com o garimpo, enquanto Rondonópolis ficava estagnada. Somente depois de 1947 a cidade se desenvolveria, com a instalação de colônias agrícolas pelo governo do