Meus Documentos
As pessoas tendem a organizar-se naturalmente em grupos e boa parte do dia-a-dia no trabalho consiste em atuar em grupo. As organizações são, por sua vez, aglomerados de grupos em interação. Em uma organização, cada pessoa normalmente fará parte de pelo menos um e normalmente de vários grupos. O desempenho de uma pessoa dependerá não só de sua competência e motivação, com também dos processos sociais que ocorrem nos grupos.
Definição e classificação dos grupos:
De forma geral, definimos grupos como um “...sistema organizado de dois ou mais indivíduos inter-relacionados’’. Em uma organização existem grupos formais (criados pela administração para desempenhar determinadas funções no âmbito da organização) e este pode-se dividir em: Grupos funcionais (que são as equipes de departamentos estáveis e que, por sua vez, se subdividem em grupos menores. Podem operar como sistemas hierárquicos ‘’chefias’’ ou ser auto-geridos), Grupos de Administração (são formados por pessoas com cargos de chefia), Grupos Temporários (que são formados para cumprir tarefas específicas e se extinguem depois disso), Comissões e Comitês (o grupo permanece, os membros mudam). Há também os grupos informais (são formados espontaneamente pela vontade dos seus membros, pode ser formado por interesses pessoas e por amizade).
Característicos dos grupos:
Para compreender o funcionamento dos grupos, é preciso considerar as suas características principais, como a Estrutura grupal, em que geralmente, os grupos apresentam estruturas hierárquicas, Status ou Cargos, Papéis (cada cargo/status corresponde a um “papel”, ou seja, um conjunto de comportamentos inerente ao cargo) e Normas (padrões partilhados pelos membros do grupo).
Dinâmica do Grupo:
No trabalho em grupo é possível identificar três componentes: (1) insumos (pessoas, liderança, tarefa, ambiente) são a “matéria-prima” da atuação do