A importância da nota do Enem no vestibular
Ao passar dos anos o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) , passou por reformas significativas, e também teve alguns problemas ao longo disso. Antes era usada apenas para avaliar a qualidade do Ensino Médio Brasileiro. Atualmente a principal função do ENEM é servir como uma espécie de Prova Unificada, com a sua nota servindo para vários vestibulares do Brasil.
Prestar vestibular exige mutuo estudo e dedicação para se conseguir uma boa nota. A nota final do Enem será valida como nota ou complemento de vestibular de muitas universidades, sendo assim se o aluno se sair bem,tem a oportunidade de conseguir entrar em alguma universidade e fazer o curso que deseja.
Além de que com a nota do Enem o aluno tem chances de ingressar em algum dos programas criados pelo governo como o PROUNI (Programa Universidade Para Todos), que oferece bolsas de estudo para os alunos que estudaram o ensino médio em escolas públicas (ou ainda que foram alunos de escolas particulares como bolsistas).Para participar do PROUNI o aluno precisa ter no mínimo 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e na redação. Um estudo feito pelo Mundo ENEM identificou que na média, quem consegue uma pontuação acima dos 680 pontos (na média) tem 78% de chances de conseguir uma bolsa.
Também algumas empresas – principalmente as que contratam estagiários – já adotam o desempenho dos candidatos no Enem como critério de seleção de funcionários. Assim sendo, os concorrentes que não tiverem experiência profissional anterior podem ter uma chance a mais para fisgar um bom emprego.
Portanto o Enem busca oferecer uma referência para auto avaliação, para auxiliar escolhas futuras dos cidadãos, tanto com relação à continuidade dos estudos quanto à sua inclusão no mundo do trabalho. A avaliação pode servir como complemento do currículo para a seleção de emprego e assim uma realização profissional