alimentos reações em bebes
Alimentos
Solução
Os brócolos, as couves, a couve-flor, a couve-de-bruxelas, o repolho e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas, além das pimentas, pepino e nabo, apesar de muito ricos nutricionalmente, podem alterar o sabor do leite e causar desconforto (formação de gases) e irritação, que normalmente duram até 24 horas, no bebe. É importante que a lactante esteja atenta aos sinais que o bebé pode apresentar durante a mamada (rejeição ao leite) e após a mesma (gases, choro, irritação, dificuldades em dormir) se ingeriu um destes alimentos. Se estes sinais forem evidentes, pode-se procurar, inicialmente, reduzir a frequência de consumo e as quantidades ingeridas do alimento. Se o problema persistir, é preferível orientar a lactante para que deixe de consumir o referido alimento, pelo menos nos primeiros meses de amamentação, para depois voltar a introduzi-lo em pequenas quantidades, sempre a testar a reacção do bebe.
Os espargos, a cebola e o alho podem, igualmente, alterar o sabor do leite.
Muitos bebes até gostam, mas é prudente orientar que a lactante não exagere e observe a reação do bebe.
O leite e os derivados (leite, queijos, iogurtes e até a manteiga) podem causar reações alérgicas no bebe. É mais provável que isso ocorra se houver história de alergia ao leite e derivados na família. Os sintomas podem aparecer, desde minutos, até horas após a mamada, e vão, desde diarreia, irritações de pele, desconforto e gases, à coriza (nariz a escorrer), tosse e congestão nasal.
Se houver suspeita deste facto, pode-se cortar o consumo de todos os lacticínios e produtos que os contenham da alimentação da lactante por duas semanas, verificando os sinais do bebe. Após este período a lactante deve ser orientada a voltar a ingerir os