Diet x light
1-As reações adversas a alimentos podem ser subdivididas em duas categorias principais. Cite-as e explique-as.
R:1ª) Reações de hipersensibilidade alimentar – Reações nas quais ocorre a participação de mecanismos imunológicos, ou seja, mecanismos de hipersensibilidade.
2ª) Reações de intolerância alimentar – Reações em que outros mecanismos conhecidos ou desconhecidos, que não os imunológicos, estão envolvidos, essas podem ser idiossincrasia, intoxicação, reações farmacológicas e reações metabólicas.
Mecanismo de sensibilização
2-Quando ocorre a sensibilização a antígenos alimentares?
R: A sensibilização ocorre quando um material antigênico atravessa a barreira mucosa intestinal e entra em contato com as células imunocompetentes que estão presentes nos nódulos de técido linfático do epitélio especializado do intestino.
3-Quais são os tipos de hipersensibilidade alimentar?
R: Hipersensibilidade imediata (tipo I), enteropatia pelo glúten (doença celíaca), dermatite atópica exacerbada por alimentos, doença pulmonar crônica induzida pelo leite (síndrome de Heiner) e outras reações causadas ou influenciadas por alimentos mediadas por mecanismos imunológicos (tipo II, III e IV). As hipersensibilidades do tipo I a IV podem operar simultaneamente em um mesmo indivíduo.
4-Discorra sobre a reação de hipersensibilidade do Tipo I:
R: As manifestações clínicas de alergia alimentar frequentemente decorrem do Tipo I - hipersensibilidade imediata (anafilática) e são mediadas por anticorpos reagínicos (usualmente IgE) e mastócitos/basófilos. A ligação de alérgenos alimentares com duas moléculas de IgE fixadas na superfície de mastócitos ocasiona a desgranulação destes, ocorrendo a liberação de mediadores farmacológicos pré-formados e recém sintetizados. O efeito combinado destes agentes é o aumento da permeabilidade vascular, aumento da produção de muco e contração muscular. Modificações no transporte de água e eletrólitos e o favorecimento da