nutrição
Home > Alimentação > Mitos e verdades: Diet x Light
Alimentação
portal_1803_2 (1) 6
Mitos e verdades: Diet x Light
Já é complicado escolher entre as inúmeras opções de um mesmo produto nas prateleiras dos supermercados, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de produtos que trazem “Diet” e “Light” em seus rótulos. Muita gente confunde os dois tipos de alimentos que, apesar de estarem na mesma prateleira, não são iguais!
Mas então, qual a diferença entre eles? Qualquer um pode consumir? Qual é o melhor pra quem quer emagrecer? Se é diet ou light, posso comer quanto quiser? Respondemos essas e outras dúvidas abaixo, confira:
Light
Os alimentos light são aqueles que quando comparados com o mesmo produto em sua versão convencional apresentam redução de pelo menos 25% no valor calórico ou em algum determinado nutriente como açúcares, sódio ou gorduras. Parece complicado, né? Mas a gente explica!
Por exemplo, se compararmos uma margarina tradicional com a versão light, podemos perceber que a segunda opção apresenta uma redução na quantidade de gorduras totais e, consequentemente, no valor calórico. Por isso, podemos considerá-la um produto light. No entanto, é importante notar que nem sempre os outros nutrientes acompanham esta redução.
Neste caso, por exemplo, algumas marcas de margarina light apresentam maior quantidade de sódio que as versões tradicionais. Por isso, muito importante verificar o rótulo antes de levar o produto para casa!
Diet
Os produtos diet são aqueles que apresentam isenção de algum nutriente, ou seja, não apresentam um determinado nutriente em sua composição, que pode ser açúcar, sódio, gordura, dentre outros.
Os produtos sem açúcar são os mais comuns no mercado e, nesta categoria, é possível encontrar os mais diversos produtos como chocolate, biscoitos e até mesmo geleias.
Esses produtos servem para quem?
Os