Meu P De Laranja Lima
O MEU PÉ
DE
LARANJA LIMA
No Natal, às vezes nasce o Menino Diabo. O livro conta a história de dois irmãos, em um dia caminhavam pela rua de mãos dadas sem pressa, Totóca o irmão mais velho vinha ensinando a Zezé (irmãomais novo) algumas coisas, ensinando fora de casa, porque quando eles estavam em casa aprendiam sozinhos, aprendiam a errar e a acertar.
Totóca sabia fazer muitas coisas inclusive cantar, zeze (irmão mais novo) por mais que tentasse imitar seu irmão não sabia fazer nada do que o irmão fazia, mas o totoca sempre falava que era assim mesmo, com o tempo ele aprendia, até que ele lembrou de uma música que a mãe deles cantava quando eram menores, a mãe era alta, magra mas era muito bonita, era bem morena com os cabelos pretos e lisos, quando ela não prendia os cabelos chegava até na cintura, a música era bem assim:
“Marinheiro, Marinheiro
Marinheiro de amargura
Por tua causa, Marinheiro
Vou baixar à sepultura...
As ondas batiam
E na areia rolavam
Lá se foi o Marinheiro
Que eu tanto amava...
O amor de Marinheiro
É amor de meia hora
O navio levanta o ferro
Marinheiro vai embora...
As ondas batiam “...
Ele não sabia o por que aquela música o deixava triste até que seu irmao deu lhe um puxão e ele ‘’acordou’’, perguntou o que que ele estava fazendo e zezé respondeu:
- Estava cantando. Então o irmão tirou um sarro dizendo que iria ficar surdo. Eles estavam na beira do Rio-São Paulo, por ali passavam-se todos os tipos de automóveis. Até que totoca disse para o Zezé que aquilo era muito importante, estava ensinando a atravessar a rua até que chegaram do outro lado, e ele peeguntou a zezé se ele havia ficado com medo, até que ele mandou Zezé atravessar sozinho, foi com muito medo. Então Zezé entrou em um assunto sobre o tio Edmundo, dizendo que queria ser poeta e inteligente como seu tio mas Totóca havia dito para não dar ibope a ele, pois era meio maluco e mentiroso, então Zezé havia perguntado se ele era filho