Resumo
11 a 14 de novembro de 2014
Universidade Estadual Paulista
São José do Rio Preto, SP
Brasil
107957302500
AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE NANOENCAPSULADOS DE ÓLEO ESSENCIAL DE LARANJA ARMAZENADOS À TEMPERATURA AMBIENTE
Antônio Matias Navarrete de Toledo1, Adriana Rodrigues Machado1, Raquel Brião de Oliveira1, Leonor de Almeida Souza-Soares1 1Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos, Laboratório de Micotoxinas e Ciência de Alimentos e-mail: matiasnavarrete@yahoo.com.brRESUMO - Nanoencapsulados vêm sendo cada vez desenvolvidos na área científica devido as vantagens que o processo de encapsulação oferece à compostos instáveis, aliadas às propriedades dos materiais em escala nanométrica. Visando verificar a estabilidade físico-química destes materiais, nanoencapsulados contendo óleo essencial de laranja foram preparados e armazenados à temperatura ambiente por um período de 38 dias. Os parâmetros utilizados para verificar possíveis indícios de degradação foram análises de pH, índice de refração e acidez, realizados nos tempos de 0, 9, 23, e 38 dias. As análises revelam que, mesmo em um curto período de tempo, foi possível verificar diferença significativa nos resultados de pH e acidez.
INTRODUÇÃO
Nanoencapsulação de compostos vem sendo cada vez mais desenvolvida em estudos científicos pelos benefícios que oferece aliados às vantagens do seu tamanho. A encapsulação de compostos reduz as interações do núcleo com fatores ambientais, separa componentes incompatíveis, mascara compostos de sabor indesejável e promove melhor solubilidade do núcleo (AZEREDO, 2005). Por sua vez, os encapsulados em tamanho nanométrico têm alegação de maior absorção pelos organismos além de contribuírem no desenvolvimento de sistemas de liberação controlada de compostos, que visam a velocidade de cedência e o regime de dosagem destas substâncias (SCHAFFAZICK; GUTERRES, 2003).
Entre os