Caso biotica concluido
1. Que valores estão presentes no caso, em relação à vida da paciente, o posicionamento do pai e dos familiares e da equipe de saúde? Explique-os
R: Em relação ao posicionamento do pai está o valor adquirido, pois mesmo ele não sendo honesto com seus familiares (pois estava com medo de represarias e a desestruturação familiar que poderia ocorrer), ele foi honesto com a equipe médica em expor seus medos referentes a ele e ao quadro clinico da paciente (filha do mesmo). Também dentro do valor adquirido está a ética dele para com ele mesmo, isso também pode ser considerado valor individual pois ele escolheu não ser o doador e teve seus motivos que não pode ser contestados legalmente uma vez que não existe lei que obrigue ele a ser um doador, mesmo que o receptor seja seu parente.
Em relação a vida da paciente está presente o valor inerente ou seja a própria vida da paciente em risco.
Referente ao posicionamento da família está os valores inatos pois eles concordam com o transplante por existir: afeto, carinho e amor pela paciente.
Referente ao posicionamento da equipe médica está o valor moral, o pai da criança não pode ser exposto de maneira nenhuma por ter tomado a decisão de não ser o doador. Se caso a equipe medica expusessem o pai da paciente estariam indo contra a lei. (Violação de segredo profissional no capitulo dos crimes contra a liberdade individual disposto no artigo 154 que: Revelar alguém sem justa causa, segredo, de que tenha ciência em razão de função, mistério, oficio ou cuja revelação possa produzir dano a outrem: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano ou multa.) e também contra o código de ética. (Novo código de ética médica: capitulo-1 princípios fundamentais XI: O médico guardará sigilo a respeito das informações de que detenha conhecimento no desempenho de suas funções, com exceção dos casos previstos em lei.)
2. Quais princípios bioéticos estão presentes no caso em questão. Justifique-os
R: Beneficência e