Meu referencial teorico
CAMPUS UNIVERSITÁRIO II – URUGUAIANA
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
REFERENCIAL TEÓRICO
PRÁTICA DE ENSINO
ALESSANDRA SARAIVA VOLZZI SALES
Prof.: Eugênio Ost
Uruguaiana, RS – BRASIL
2004
INTRODUÇÃO
A relação ensino-aprendizado, nos dias de hoje, está bastante prejudicada, não somente pelo desconhecimento das concepções pedagógicas (educação, professor, etc.) como também pela limitação do educador.
Este trabalho visa expor, de maneira sucinta, as concepções pedagógicas direcionadas ao ensino de biologia, para que, munidos desta compreensão, o professor deixe de ser um mero profissional para ser um verdadeiro educador e o aluno deixe de ser um mero receptáculo de conhecimentos para ser um aprendiz em todos os seus atributos.
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
De acordo com diversos autores na área de educação, educar é dar condições para que o ser humano desenvolva suas capacidades, visando uma integração individual e social.
Quando falamos em educação, devemos ter em mente que, em casa, na rua, na igreja ou na escola, aprendemos coisas e o saber de cada indivíduo, desta forma, torna-se um “saber contexto-histórico”. E é justamente neste sentido que a escola ainda está falhando, pois considera transmissão de fatos, memorização dos mesmos, como uma boa educação, não se deparando com o contexto sócio-cultural dos alunos.
É importante que o aluno conheça os conteúdos propostos pela escola, mas é mais importante que ele aprenda a lidar com esses conteúdos de forma crítica; que saiba analisa-los de forma compreensiva e aplica-los na prática diária, e, a partir disso então, podemos dizer que está havendo uma verdadeira educação e não apenas incorporação de dados e valores.
Para Paulo Freire educar é construir; é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da história. Nesta concepção o conhecimento não pode advir de um