Metrologia
A Metrologia (palavra de origem grega-metron: medida e logos: ciência) é definida pelo Vocabulário de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (conhecido como VIM), como sendo a "Ciência da medição que abrange todos os processos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou da tecnologia" (INMETRO, 2000).Um dos aspectos importantes relacionados à Metrologia é a codificação dos conhecimentos relativos às medições e unidades de medida. Não é somente na Física que a Metrologia ocupa um papel relevante, de uma maneira geral, ela ocupa um papel importante em todas as ciências, sendo encarada como uma ciência básica (THEISEN, 1997).
Histórico da Metrologia mundial
Na Antigüidade já era muito comum as trocas e o comércio entre os povos. Essas práticas fizeram com que fossem criadas unidades de medida para as mercadorias, isso trouxe como conseqüência o aparecimento de uma grande diversidade de unidades de medida e suas denominações entre uma e outra região, os valores dessas unidades também variavam de uma região para a outra. Quando o homem conseguiu dominar o fogo e domesticar seu primeiro animal, ele passou a obter seu progresso através da fundamentação das medidas. Esse progresso ao longo da história está relacionado ao seu progresso na ciência da medição. O homem percebeu que para a sua medição fazer sentido, ela deveria estar de acordo com as medições executadas pelos outros homens. A partir deste momento, houve um acordo universal de unidades de medida. Esse acordo trouxe a necessidade de se adotar padrões, dos quais todos os homens derivariam suas unidades de medida. A solução desse problema não foi tão fácil de ser encontrada.
Através da história têm ocorrido confusões porque os padrões adotados têm sido modificados ou destruídos. Segundo Vaz & Guimarães (2002), a necessidade de medidas-padrão passou a existir logo que os homens começara a fazer negócios em grande escala, na