metrologia - Relógio comparador
Definição:
O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos a uma ponta de contato. As diferenças percebidas nele pela ponta de contato são amplificadas mecanicamente e irão movimentar o ponteiro rotativo diante da escala. Quando o ponta de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Isso significa que a peça apresenta maior dimensão que a estabelecida. Se o ponteiro girar em sentido anti-horário, a diferença será negativa, ou seja, a peça apresenta menor dimensão que a estabelecida.
Características:
* Faixa de Medição: É definida como a faixa de utilização do instrumento, dentro do qual se admite que o erro do instrumento de medição mantenha-se dentro dos limites especificados.Para os relógios comparadores é o movimento completo da haste de comando. Os relógios comparadores mais comumente usados possuem faixa de medição de 10 mm.
* Resolução: Menor diferença entre indicações de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida, ou seja, menor leitura do instrumento. Nos relógios comparadores é a menor divisão do mostrador. Os relógios com faixa de 10 mm a resolução é 0,01 (m) e os relógios com faixa de 1 mm a resolução é 0,001 mm.
Leitura:
Observemos um relógio comparador com faixa de operação de 10 mm e resolução de 0,01 mm. Cada graduação do mostrador representa 0,01 mm. A cada 10 graduação está numerado, portanto 10 significam 0,10 mm, o número 20 significa 0,20 mm, e assim por diante.
Existe no mostrador um total de 100 graduações, portanto cada volta completa do ponteiro é igual a 1 mm e que o ponteiro dá um total de 10 voltas, para completar sua faixa de 10 mm. Cada uma destas voltas é registrada pelo ponteiro pequeno, chamado conta-voltas.
Quando a ponta de contato sofre uma pressão e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva.