Estudante
ESCOLA DE ENGENHARIA – engenharia mecânica
ENG03080-C Metrologia e Qualidade – Professor Dr. André João de Souza
Alunos: Daniela Rodrigues Luchini
1. Introdução
No terceiro laboratório de metrologia foi utilizado o relógio comparador para a efetuação de medições. Esse é um instrumento muito importante para se conseguir qualidade em mecânica, pois possui grande precisão e sensibilidade, permitindo, assim, verificar se as medidas da peça estão de acordo com as dimensões e tolerâncias determinadas.
1.1. Relógio Comparador
O relógio comparador (figura 1) é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos, e uma ponta de contato. O comparador centesimal é um instrumento comum à medição por comparação. As diferenças percebidas nele pela ponta de contato são amplificadas mecanicamente e o irão movimentar o ponteiro rotativo diante da escala.
Existem diversos modelos de relógio comparador. Os mais utilizados possuem resolução de 0,01 mm. O curso do relógio também varia de acordo com o modelo. Em alguns modelos, a escala se apresenta perpendicular em relação à ponta de contato que esta na vertical. Além disso, para identificar quando o ponteiro da mais de uma volta alguns instrumentos possui um contador de voltas do ponteiro principal. [1]
1.2. Relógio com ponta de contato de alavanca (apalpador)
Por ser um dos relógios mais versáteis da mecânica possui diversas aplicações tanto na produção quanto na inspeção final. Entre elas: medida de excentricidade de peças, alinhamento e centragem de peças, paralelismos de faces, medições internas e medições de detalhes de difícil acesso.
O relógio apalpador (figra 2) possui um corpo monobloco com três guias que facilitam a fixação em diversas posições. Existem dois tipos de relógios apalpadores o primeiro possui reversão automática do movimento da ponta de medição enquanto o segundo tem alavanca inversora, a