Processos sensoperceptivos
Disciplina: Processos Sensoperceptivos 1°/2013
Orientador: Sergio Alves
Relatório
Método do Estímulo Constante
Giulia Bittencourt e Magda França Barros
Brasília
Março de 2013
O objetivo da Psicofísica é descrever as relações entre propriedades do mundo físico e a forma como as pessoas respondem a elas, ou seja; está voltada para o estudo da sensação e da percepção na relação quantitativa entre a estimulação ambiental e a experiência sensorial por detecção do limiar absoluto empregando métodos que foram propostos por Fechner. Ele criou três métodos psicofísicos, chamados de métodos psicofísicos clássicos, que com algumas modificações, continuam sendo métodos centrais na psicofísica.
O método de estímulos constantes determina o limiar absoluto, onde requer uma série de ensaios de escolha forçada, onde é apresentado ao observador, um conjunto de estímulos cujos valores são adequadamente espaçados, para se obter uma função psicofísica em que a probabilidade de resposta ao longo do contínuo de valores de estímulo varie de 0 a 1. Para a dimensão de estímulo é apresentado um mesmo número de vezes, mas em ordem aleatória. Na prática mais simples, o observador é solicitado a julgar se um estímulo está presente ou não.
O objetivo desse relatório foi de descrever o experimento laboratorial realizado, ilustrando o método de estímulo constante por meio da discriminação de pesos absolutos.
Método
O método utilizado foi do estímulo constante (discriminação de pesos), com duas séries, a primeira com o estímulo padrão de 100 gamas com variáveis de 75 grama a 125 gramas (com intervalo de cinco gramas) e a segunda série com o estímulo padrão de 200, com variáveis de 175 a 225 gramas (com intervalo de cinco gramas).
Participaram do experimento duas estudantes de graduação do curso de Psicologia