Metrologia - Etapa3
Passo 2
Os itens adquiridos recebidos são inspecionados de acordo com procedimento de inspeção, sendo liberados para estoque ou uso somente após aprovação na inspeção de recebimento.
A inspeção de recebimento pode ser realizada pelo Inspetor de qualidade , pelo Supervisor de Produção ou por funcionário designado por este último, sendo que, nestes casos a pessoa deve inspecionar, preferencialmente, os itens que passarão por processo interno de acabamento ou matérias-primas.
A Planilha Inspeção da Qualidade no Recebimento contém referência à documentação que contém os requisitos utilizados para realização da inspeção, podendo ser:
- Especificação técnica de material;
- Desenho técnico ;
O plano de amostragem – baseado na norma ABNT NBR 5426 – define as seguintes condições:
NQA adotado: 2,5
O plano de amostragem será adotado para todos os itens a serem inspecionados no recebimento, salvo para aqueles que contenham em seu documento de inspeção – Desenho ou especificação técnica - outra instrução (inspeção 100% ou outro NQA), ou para aqueles que tenham seu nível de inspeção alterado devido a acompanhamento de qualidade.
Inspeção Amostral
A inspeção amostral que será feita deverá utilizar o procedimento que define toda a metodologia para o processo de inspeção por amostragem, sendo que o mesmo deverá ser utilizado para todos os processos, exceto os que tem exclusão conforme já citado neste procedimento
O resultado das inspeções é registrado na Planilha Inspeção da Qualidade no Recebimento. Os registros de inspeção de recebimento evidenciam que o item adquirido foi inspecionado, se foi aprovado ou não e quem foi o responsável pela aprovação.
Quando o item adquirido é reprovado na inspeção e/ou ensaio, aplica-se o procedimento “Controle de não conformidades”.
As inspeções dimensionais são registradas na Planilha para inspeção dimensional, sendo que esta deve ser arquivada junto a Planilha Inspeção da Qualidade no Recebimento do dia correspondente.