METROLOGIA ERROS
METROLOGIA:
ERROS DE MEDIÇÃO
SANDRO COSTA SILVA sandro.costa@ifmg.edu.br METROLOGIA
RESULTADO DA MEDIÇÃO
Não existe medição 100% exata, isto é, isenta de dúvidas no seu resultado final. Na realidade o que buscamos é conhecer a grande incerteza, identificando os erros existentes, corrigindo-os ou mantendo-os dentro de limites aceitáveis.
METROLOGIA
Erro de medição
O erro de medição é a diferença entre o resultado de uma medição e o valor verdadeiro convencional do objeto a ser medido. METROLOGIA
Erro Grosseiro
O erro grosseiro é aquele cujo valor encontrado em conjuntos de medições difere dos outros. Os erros grosseiros, normalmente, correspondem a um valor que deve ser desprezado quando identificado e não deve ser tratado estatisticamente. METROLOGIA
EXEMPLO
12,5
12,3
123 erro grosseiro
12,4
Um erro grosseiro pode ser causado, por exemplo, por um defeito no sistema de medição ou uma leitura equivocada.
METROLOGIA
Erro Aleatório
Erro aleatório é a diferença entre o resultado de uma medição e a média de um determinado número de medições. Os erros aleatórios acontecem em função de causas irregulares e imprevisíveis e dificilmente podem ser eliminados. Os erros aleatórios ocasionam medições espalhadas de forma relativamente simétrica em torno do valor médio.
METROLOGIA
EXEMPLO
Medidas:
1ª - 12,2
2ª - 12,1
3ª - 12,3
Média das Medidas:
(12,2 + 12,1 + 12,3) /3 = 12,2 média
Erro aleatório 1ª medida: 12,2 - 12,2= 0
Erro aleatório 2ª medida: 12,1 - 12,2= -0,1
Erro aleatório 3ª medida: 12,3 - 12,2= 0,1
METROLOGIA
Erro Sistemático
Erro sistemático é a diferença entre a média de um determinado número de medições e o valor verdadeiro convencional. Este erro pode ser eliminado na calibração, pois normalmente ocorre em função de uma causa constante. Os erros sistemáticos fazem a média de um conjunto de medições se afastar de um valor verdadeiro aceitável e afetam a exatidão dos resultados.
METROLOGIA
EXEMPLO
Valor verdadeiro convencional: 12,3