Erros de Leitura - Metrologia
Tipos de Erro de Leitura
6 Tipos de Erros de Leitura
Arredondamento
Truncatura
Paralaxe
Histerése
Aleatório
Grosseiro
Arredondamento
Um erro de arredondamento é a diferença entre a aproximação calculada de um número e o seu valor matemático exato.
Exemplo: 0 , 1 4 2 8 5 7 1 4 2 9 ≈ 0 , 1 4 2 8 6
Exemplo: 0 , 1 4 2 8 5 7 1 4 2 9 ≈ 0 , 1 4 2 8 5 7 1 4
Nota: O dígito onde o arredondamento deve parar fica a critério de quem está a fazer o cálculo ou de quem propõe o exercício. A perda da precisão decorrente do arredondamento pode muita vezes ser evitado fazendo-se uma reformulação do problema.
Truncatura
Ocorrem quando aproximamos um procedimento formado por uma sequência infinita de passos através de um outro procedimento finito. Por exemplo, a definição de integral é dada por uma soma infinita e, pode ser aproximada por um soma finita.
Exemplo: 0 , 1 4 2 8 5 7 1 4 2 9 ≈ 0 , 1 4 2 8 5
Paralaxe
Erro de paralaxe é um erro que ocorre pela observação errada na escala de graduação causada por um desvio optico causado pelo ângulo de visão do observador.
Exemplo: Quando é necessário medir um volume na proveta, se não observarmos o menisco de um ângulo que faça o menisco ficar exatamente na altura dos nossos olhos, poderemos ter uma medida errada e, portanto, um erro de paralaxe.
Histerése
A histerese é a tendência de um material ou sistema de conservar suas propriedades na ausência de um estímulo que as gerou.
Exemplo: Quando estamos a conduzir e vamos a uma certa velocidade, se tirarmos o pé do acelarador de repente, percebemos que o ponteiro do velocímetro indica uma velocidade superior á da realidade.
Aleatório
Aponta para a maior variabilidade do sistema, significando o alargamento da curva de distribuição dos resultados de controlo, a Curva de Gauss.
A direção e dimensão do erro não podem ser previstos, o que levam a uma distribuição alargada dos pontos,