Metrologia
METROLOGIA
INDUSTRIAL
2ª Edição
Mário Ferreira Alves (malves@dee.isep.ipp.pt)
Departamento de Engenharia Electrotécnica
Março de 2003
PREFÁCIO
Qual de nós nunca duvidou das vendedoras ambulantes de fruta. Será que o peso medido pelas suas balanças corresponde ao verdadeiro peso do produto?
Porque é que há relógios que “contam” melhor o tempo que outros? Os de pior qualidade têm de ser
“acertados” mais vezes, não é verdade?
Porque é que um multímetro que mede as mesmas grandezas eléctricas que outro pode custar cem vezes mais?
Porque é que, se formos ao reino unido, temos dificuldade em nos reger pelas unidades lá utilizadas, tal como a polegada (inch), o pé (foot) e a milha (mile) para medir comprimento e a libra (pound) para medir peso. Se as unidades deles fossem iguais às unidades vigentes em Portugal tudo seria mais fácil, não é verdade?
São questões como estas que motivaram o aparecimento de um domínio científico, a metrologia (palavra que significa o estudo da medição). A metrologia é uma matéria fundamental para qualquer das áreas da engenharia, tendo em consideração necessidade das instituições, nomeadamente as de índole industrial, terem de se reger por normas de qualidade cada vez mais exigentes. O controle que se tem de fazer para garantir produtos finais de qualidade exige equipamentos de medição adequados que se têm de manter em conformidade com as especificações (nomeadamente de incerteza).
São fundamentais como complemento a este texto o livro entitulado “Metrologia Industrial: uma função da gestão da qualidade” ([Cabral, 1994]), editado pelo Instituto Electrotécnico
Português e o Vocabulário Internacional de Metrologia ([IPQ, 1996]), editado pelo Instituto
Português da Qualidade. O primeiro é autoria do Eng. Paulo Cabral, responsável pelo laboratório de metrologia do referido instituto e uma referência nesta área. O segundo é uma referência fundamental para a utilização de uma terminologia correcta na área