Metricas de RH
R: Indicadores quantitativos permitem utilizar dados que exigem cálculos, estatísticas, relacionados a números. Indicadores qualitativos informam sobre dados que não podem ou não têm como serem medidos, não existem métricas exatas para medi-los.
2- Qual é o foco dos indicadores quantitativos.
R: O foco dos indicadores quantitativos é verificar exemplos de tempos, quantidade, número de informações.
3- Descreva a diferença entre indicadores demográficos , financeiros e operacionais. Dê exemplos.
R: Demográficos: ajuda na compreensão da força de trabalho ou do capital humano disponível. Ex: número de empregados, rotatividade.
Financeiros: demonstram o retorno do investimento em pessoas. Ex: salário médio das pessoas, remuneração média.
Operacionais: medem o desempenho dos processos internos. Ex: processo seletivo, resultado de treinamento.
4- Descreve as características de eficiência e eficácia.
R: Eficiência: refere-se aos meios, relacionado com métodos, processos, rotinas de trabalho, ligado ao processamento do sistema, executar bem o processo, visão voltada para o método.
Eficácia: refere-se aos fins, relacionada aos resultados, ligado á saída ou resultado do sistema, alcançar os resultados pretendidos.
5- Justifique porque os indicadores operacionais são também chamados de indicadores de eficiência ou eficácia.
R: Indicadores chamados operacionais, são também chamados de indicadores de eficiência, pois foca o consumo de recursos como o tempo, pessoas, dinheiro, etc. Por outro lado, indicadores de eficácia pois foca uma combinação complexa de atributos, objetivos e subjetivos, explícitos ou implícitos, frutos da expectativa e da percepção dos clientes.