metodos
Para a realização do seguinte trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temáticas, como gestão de bacias hidrográficas, contexto histórico, social e ambiental da micro bacia em questão, dentre outras.Foi realizada uma visita de reconhecimento do local estudado para observação e avaliação ambiental, no qual foi apresentado formas de mitigação dos Impactos presentes na Sub Bacia.
Durante a visita para reconhecimento do local fez-se a utilização de um protocolo de avaliação ambiental, (Anexo 1), que avalia um conjunto de parâmetros em categorias descritas e pontuadas..Cada parâmetro recebe a avaliação de acordo com a observação das condições de habitat.
Dentre esses parâmetros foi possível avaliar a sinuosidade, vegetação ciliar, ocupação marginal do solo, aspectos da qualidade da água e a diversidade de habitats no curso d’água. Por meio deste protocolo , obteve-se a partir da percepção individual dos integrantes do grupo, um diagnóstico rápido da situação do ambiente hídrico
Houve orientação do mobilizador social da região e coordenador do Núcleo Tamboril, o Sr. Antônio Ruas, morador do Jardim Felicidade. Essa orientação foi extremamente importante, pois durante a visita ele expôs o posicionamento dos moradores locais em relação a situação de degradação do córrego, apresentou os principais pontos críticos e áreas de conflito ambiental da bacia.
Durante a visita utilizou-se o equipamento GPS (Global Positioning System), um sistema de navegação por satélite, necessário para georreferenciar a área a partir das coordenadas geográficas dos pontos de interesse da pesquisa. Essa etapa foi um dos pontos- chaves da pesquisa, pois com os pontos referenciados iniciou-se a fase de elaboração do mapa da micro bacia.
Para garantir um maior número de instrumentos de análise e compreensão da área, realizou-se um registro fotográfico durante toda a visita. As fotos captadas foram apresentadas como Anexo devidamente identificadas,