metodos
CONTEÚDO:
PROGRAMAÇÃO LINEAR PELO MÉTODO SIMPLEX
CARGA HORÁRIA DO SEMI-NÁRIO:
100 minutos
TEMAS:
PROGRAMAÇÃO LINEAR
PROPOSTA DE TRABALHO
Atividades Práticas e Estudo Dirigido
3º MOMENTO - APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS A SEREM ESTUDADOS:
Explicação teórica:
Os responsáveis pela tomada de decisões nos mais variados campos da atividade humana defrontam-se com a necessidade de resolver algum problema específico de PO. A compreensão e a definição do problema são de fundamental importância para o processo de modelagem.
O primeiro passo para a resolução de um problema de PO é a formulação, que consiste em traduzir a realidade empírica para sentenças lógicas e dados objetivos, permitindo a partir daí o estabelecimento de um modelo matemático. É onde devemos decidir (julgamento humano) que aspectos do sistema real devemos incorporar ao modelo, assim como quais podem ser ignorados, que suposições podem ser feitas e quais podem ser descartadas. A tradução está sujeita a erros e falhas de comunicação. Também, não existem técnicas precisas capazes de permitir o estabelecimento do modelo de um problema.
O segundo passo é a dedução do modelo, isto é, analisá-lo e resolvê-lo através de algoritmos específicos. Sua solução, atenta aos métodos numéricos em computação, sugere uma tomada de decisão.
Para a sua sustentação, recorremos ao terceiro passo que é a interpretação de uma solução do modelo para uma solução do sistema real. Se o modelo não for validado, ele deve ser reformulado, e assim por diante. Este é o processo de modelagem. Para maiores detalhes sobre o processo de modelagem, recomendamos Ravindran, Phillips e Solberg, 1987.
Problema 1:
"Uma empresa de comida canina produz dois tipos de rações: Tobi e Rex. Para a manufatura das rações são utilizados cereais e carne. Sabe-se que:
A ração Tobi utiliza 5 kg de cereais e 1 kg de carne, e a ração Rex utiliza 4 kg de carne e 2 kg de cereais;
O pacote de