Metodos de estudos
O local onde trabalhamos e o nosso estado físico relacionam-se com o nosso rendimento
É importante ter em atenção os seguintes aspectos:
Procurar "manter-se em forma" para estudar: o cansaço, a falta de sono, a fome, a dor de cabeça, ver ou ouvir mal, etc., são sérios obstáculos para um estudo proveitoso. Estar em "forma física" é uma das primeiras condições para o estudo; daí que se deva estudar nas horas em que o corpo está mais descansado.
Estudar num local que nos permita concentrarmo-nos: deve evitar-se todo o local que nos distraia. No local de estudo não deve haver ruído nem devem ocorrer interrupções.
Estudar num local cómodo. No local de estudo deve existir uma mesa adequada, luz pela esquerda, temperatura próxima dos 20 graus, boa ventilação, etc.
Estudar num local "íntimo e pessoal". Deve tentar-se que o local de estudo seja um local pessoal.
PLANIFICAÇÃO DE ESTUDO
Horários
Os pontos fundamentais que se relacionam com o aproveitamento do tempo de estudo são:
Estabelecer um horário de estudo de acordo com as horas em que mais agrada estudar, o número de horas de que se necessita, as disciplinas que tem de preparar para os dias seguintes, as disciplinas que exigem mais dedicação, etc.
Incluir nesse horário todas as disciplinas com um número de horas proporcional à dificuldade sentida.
Incluir no horário períodos de descanso. Após uma hora de estudo, deve haver um período de descanso de aproximadamente 15 minutos. Depois desse período de descanso o rendimento é maior do que se se estudar durante duas horas seguidas.
Incluir dias de descanso na semana. É bastante saudável trabalharmos bem durante a semana e descansarmos ao fim-de-semana.
Afixar este horário no local de estudo.
Cumprir este horário até ele se tornar um hábito.
Dedicar um número de horas diárias ao estudo.
Antes de se sentar a estudar, decidir exactamente o que se vai estudar, que disciplina, quantas páginas ou que