Metodos de detectação e correção de erros
Em um sistema de comunicação pode se dizer que é normal a ocorrência de erros, pois funciona por troca de mensagens a todo instante de um local com outro. Os erros podem ser causados por interferências eletromagnéticas, envelhecimento de componentes, curto-circuito, que acabam afetando as mensagens, fazendo com que, por exemplo, um “0” seja enviado, e na transmissão acaba sendo transformado em “1”, ou seja, receptor recebe informação diferente daquela que foi enviada.
Detecção de erros é receber o aviso de erro e em seguida encontrar este erro, que pode ser causado por interferências, ruídos, entre outros fatores já citado, durante a passagem da mensagem do emissor para o receptor, a fim de que possa ser corrigido pela correção de erros.
Correção de erros é receber informações do erro e fazer sua correção.
Em detecção de erros, já definido, pode ser utilizado por diversos métodos como:
Método de repetição, método de paridade, Checksum, método de redundância cíclica e códigos de Hamming. Estes métodos, seguindo seus próprios conceitos, irão de alguma maneira, detectar o erro para passar a correção de erros
Método de repetição, este e um método muito comum mais considerado problemático, pois consiste em enviar três repetições desta mensagem, ou seja, um método que apenas envia repetições da mensagem e compara as mensagens enviadas e as recebidas e detecta se há erro ou não.
Método de paridade o método de paridade também é considerado ineficiente, porém é o mais utilizado na detecção de erros ele consiste em adicionar um bit verificador assim fazendo o seu próprio controle se o transmissor envia um conjunto de bits par e no receptor chega um conjunto de bits impa ele sabe que esta errado ou vise versa
Checksum Este método é muito