METODOS DE CONTENCAO
Natália Campos Teixeira – UFSJ
Mestre em Bioengenharia de Sistemas Ecológicos – UFSJ
E-mail: natycamposteixeira@yahoo.com.br
Fone: (32) 9922-3501
Carla Daniele de Carvalho Guimarães – UFSJ
Mestre em Ecologia Aplicada – UFLA
E-mail: carladanigui@yahoo.com.br
Fone: (32) 9163-0039
Data de recepção: 17/09/2012
Data de aprovação: 28/10/2012
Resumo: A voçoroca é a evolução de um processo erosivo intenso causado pela concentração de enxurradas em depressões mal protegidas que acumulam grandes volumes de água a uma alta velocidade. Devido a prejuízos trazidos pela perda de terras agrícolas, redução na produção das lavouras e aumento acentuado no acúmulo de sedimentos dos rios, as áreas voçorocadas têm recebido grande atenção. Na tentativa de minimizar tal problema, muitas técnicas estão sendo aprimoradas. Essas técnicas, baseadas na pesquisa bibliográfica e descrição, serão alvo da discussão deste artigo.
Palavras-chave: Voçorocas – Estabilização – Contenção
1
Introdução
Atualmente é crescente a preocupação com o meio ambiente. Desse modo, pelos inúmeros danos que podem causar, as voçorocas têm recebido uma grande atenção.
De acordo com Lopes e Guerra (2001), ‘voçoroca’ pode ser compreendida como uma escavação ou rasgão de solo ou rocha decomposta, que permite a exposição do lençol subterrâneo.
Desde os tempos mais remotos, as causas para a degradação do solo já eram apontadas: implantação de estradas rurais, trilhas de carros de boi, divisórias de fazendas na forma de sulcos resultaram em erosões, que se transformaram em imensas voçorocas. Atualmente, o desmatamento para a fabricação de carvão vegetal, o uso incorreto do solo para a agricultura, a pecuária e obras de engenharia civil são os principais responsáveis pelos danos ambientais causados pelas voçorocas (CABRAL et al, 2002).
As voçorocas podem ser formadas através de erosão superficial, erosão subsuperficial e movimentos