Saiba como ajudar seu animal na recupera o ap s traumas
Animais de estimação, assim como seus donos, precisam de um tempo para se recuperar após traumas. A alimentação é fator determinante para a reação a uma doença, seja ela grave ou não. Isso porque cães e gatos precisam de energia e nutrientes adicionais, em uma apresentação palatável, para acelerar o processo de convalescença. Mesmo que um animal não esteja gravemente ferido ou estressado, o proprietário pode e deve ajudar na recuperação, alimentando o pet corretamente. Carinho e atenção também são essenciais nesse período. As informações são da Império Animal.
É importante verificar, após um trauma, se o animal está ou não se recuperando bem. Acontece que a convalescença pode ser retardada por diferentes fatores, como a nutrição inadequada ou a ingestão insuficiente de alimento. Alguns sintomas devem ser observados e, se existirem, a orientação é buscar um médico veterinário. Estão entre os sintomas mais preocupantes a perda de peso ou incapacidade de recuperar o peso perdido, a inapetência, a sede aumentada, a letargia, o sangramento ou outro tipo de descarga caso haja lesão, assim como inflamação e a dor decorrente do ferimento. Também pode ocorrer alteração na velocidade da respiração.
Importante destacar que a perda rápida de peso, sobretudo se associada à perda do apetite, indica um estado de estresse que requer atenção. Para ajudar o animal, o proprietário deve seguir algumas orientações: a medicação prescrita pelo veterinário deve ser dada na hora certa; o cuidado com os ferimentos e a higiene de curativos devem ser mantidos; amor e carinho são importantes, pois estimularão o animal a comer e a reagir. Também só devem ser oferecidos aqueles alimentos indicados pelo médico veterinário.
A importância da alimentação adequada está associada ao equilíbrio correto de nutrientes. O organismo, diante da dificuldade para obter energia durante o processo de recuperação, precisa encontrar nos alimentos corretos