Metodos de alfabetização
O Programa Alfa e Beto utiliza diferentes materiais e diferentes métodos para o ensino das competências da alfabetização. Mas quando se fala em métodos de alfabetização, normalmente estamos nos referindo aos métodos para o ensino da competência central - a decodificação. A evidência científica disponível sobre o tema é conclusiva: os métodos mais eficazes são os métodos fônicos, que levam o aluno a fazer a correspondência entre fonemas e grafemas de maneira sistemática e explícita, usando técnicas de análise e síntese de fonemas.
Clique aqui para saber mais sobre métodos fônicos
Clique aqui para saber mais sobre os métodos usados para o ensino das diferentes competências do Programa Alfa e Beto de Alfabetização
• Decodificação
• Leitura
• Escrita
• Familiaridade com Livros e Letras
• Compreensão de Textos
• Expressão Oral
Método Fônico
A expressão "método fônico" refere-se a qualquer método que, de uma forma ou outra, explicita, de forma mais ou menos sistemática, as relações ou correspondências entre letras e sons.
Método fônico é todo aquele que ensina, de forma explícita, a relação entre grafemas e fonemas. Esse ensino permite à criança descobrir o princípio alfabético e, progressivamente, dominar o conhecimento ortográfico próprio de sua língua.
As revisões das evidências científicas coletadas nos últimos 30 anos demonstram, de maneira inequívoca, a superioridade dos métodos fônicos sobre os demais (Adms, 1990, National Reading Panel, 2000, Snow, Burns e Griffin, 1998, McGuinness, 2004). A maioria dos países do mundo - e todos os países desenvolvidos que usam linguagem alfabética - preconizam o uso desses métodos em suas diretrizes curriculares nacionais.
Decodificação
A competência central do processo de alfabetização consiste na decodificação, ou seja, em descobrir como funciona o código alfabético.
• Para aprender a decodificar, o aluno precisa conhecer as letras e associar as letras com os sons (fonemas) que