Metodologias
Glossário acadêmico
Conforme os mais variados contextos, na universidade também se empregam termos pertinentes apenas nesse ambiente. Para que você se adapte mais facilmente às palavras do espaço acadêmico, leia o glossário a seguir e fique por dentro dos termos mais usados no dia a dia do estudante universitário.
Agências de fomento à pesquisa
Instituições que incentivam e auxiliam a pesquisa docente e discente realizada em universidades. Exemplo: FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São
Paulo), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e CAPES
(Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Nelas, estão reunidos os principais Centros de Pesquisa do Brasil.
Bacharelado
Curso superior que o estudante realiza para obter sua formação profissional. Ao final do curso, recebe o grau de bacharel.
Centro acadêmico / diretório acadêmico
Não existe diferença entre os dois. São órgãos representativos dos estudantes de determinado curso, que, além de promover atividades e integrar os estudantes, representam os cursos nas entidades educacionais.
Centro universitário
Instituição de Ensino Superior que abrange uma ou mais áreas do conhecimento, sem exigência de promover a Pós-Graduação, a Pesquisa Científica e a Extensão.
Embora recomendada, ao Centro não é obrigatória a titulação dos docentes em nível de mestrado e doutorado.
Dependência
Situação do estudante retido em determinada disciplina por frequência e/ou aproveitamento, devendo cursá-la novamente.
pg. 1
Métodos de estudos acadêmicos
Dissertação
Exposição desenvolvida, ampla e sistemática de matéria doutrinária, científica ou artística, geralmente para fins de titulação acadêmica – mestrado.
Doutorado
Curso de pós-graduação (stricto sensu) com duração mínima de dois anos. O estudante cursa um determinado número de disciplinas e é submetido a exames. No final do curso, é exigido um trabalho