Análise Criminal
É um processo analítico e sistemático de produção de conhecimento, orientado segundo os princípios da pertinência e da oportunidade, sendo realizado a partir do estabelecimento de correlações entre conjuntos de fatos delituosos ocorridos ("ocorrências policiais") e os padrões e tendências da "história" da criminalidade de um determinado local ou região.
Na atuação policial, a análise criminal procura chegar às causas da criminalidade, através do estudo de seus efeitos.
PROCESSO DE ANÁLISE NA PMMG
A análise da criminalidade na Polícia Militar deve ser desenvolvida com base em 2 (dois) princípios básicos: visão sistêmica do problema e análise com ênfase na ação preventiva.
A visão sistêmica do problema é o modo como o analista de criminalidade deve abordar o problema.
A análise com ênfase na ação preventiva é a prevenção da ordem pública.
Tipos de Análise Criminal:
Análise Criminal Tática: É um processo analítico de produção de conhecimento em suporte às atividades policiais operacionais , visando subsidiar pronta resposta das autoridades policiais às ocorrências criminais surgidas num determinado momento e lugar.
Análise Criminal Estratégica: Está voltada para a resolução de problemas de longo alcance na gestão da segurança pública, partindo de "projeções de cenários" em que as premissas básicas indicam diferenciação qualitativa e/ou aumento ou diminuição da criminalidade futura.
Análise Criminal Administrativa: Está focada nas atividades de produção de vários tipos de conhecimento, incluindo o econômico, geográfico, social e organizacional (policial), com a finalidade de instrumentar a gestão policial, a do executivo local e dos conselhos comunitários e grupos da sociedade organizada.
Funções da Análise Criminal na PMMG
- Analisar para a prevenção, com ênfase na ação preventiva de focar no problema da criminalidade, os fatores tempo, espaço, modo de atuação do cidadão infrator e tipo de