Metodologia
Para execução deste trabalho foram realizadas ações educativas e laborais, visando à capacitação dos trabalhadores (pedreiros e serventes) do sexo masculino de uma obra, que está sendo construída nas Faculdades INTA (Instituto Superior de Teologia Aplicada).
Essa capacitação realizou-se no dia 25 de abril de 2013, desenvolvendo-se durantes duas horas e meia, mantida-se pela organização de dez estudantes de fisioterapia do quinto semestre das Faculdades INTA. Essa idéia foi criada e aprimorada a partir da necessidade de propiciar aos trabalhadores um ambiente seguro para o trabalho, e para saúde, onde foram expostas através do diálogo e em forma de apresentação visual, a importância da ergonomia, os cuidados ao utilizar os equipamentos de proteção, e de mantê-los em condições de uso para uma boa proteção, evitando quedas, lesões, e outras adversidades que prejudicam a saúde e o bem estar dos trabalhadores.
Essa apresentação foi realizada em uma sala de aula das Faculdades INTA, onde foi possível mobilizar cerca de trinta trabalhadores, e o técnico de segurança da obra, produzindo resposta positivas de retorno aos organizadores e facilitadores do evento, devido a atenção e participação dada dos trabalhadores em relação a eles. Após a parte teórica apresentada, foi praticada e ensinada uma atividade laboral, do quais os trabalhadores deveriam aderir diariamente pré e pós jornada de trabalho, sendo repassado para os mesmos, primeiro, uma sequência de exercícios para aquecimento de toda a musculatura corporal, previsto para ser usado antes de iniciar as atividades no trabalho, e no fim uma sequência de alongamentos para ser utilizada no término das atividades, podendo ser feita individual ou coletiva, ocorrendo inclusive uma aproximação entre trabalhadores.
Conclusão
Mediante os fatos expostos neste trabalho, a importância da ergonomia é notória, não apenas em trabalhadores de construção civil, como também para qualquer indivíduo no seu ambiente de