Metodologia
01 – INTRODUÇÃO
02 - ÉTICA E DIREITO
02 - ÉTICA PROFISSIONAL
05 - A ÉTICA DOS ADVOGADOS
07 - A ÉTICA DOS MAGISTRADOS
08 - A ÉTICA PROCESSUAL
08 - ALTERAÇÕES PROCESSUAIS
10 - DO PRINCÍPIO DA LEALDADE PROCESSUAL
12 - CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
Ética, do latim ethica, é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. 1
O estudo da ética pode ser fracionado em diversos itens, todavia, tendo em vista o objetivo deste trabalho, analisaremos a ética profissional e processual de todos os partícipes interligados às demandas judiciais.
Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Tarefa difícil de entender é uma pessoa sendo ética para si mesma, pois a pessoa ética assim o é perante a sociedade.
Para ARISTÓTELES – “o homem, quando ético, é o melhor dos animais; mas, separado da lei e da justiça, é o pior de todos”.
Viver com ética é viver em conformidade com a Justiça.
Ética é um posicionamento, que visa um estilo de vida harmônico em conjunto com a sociedade.
Através da ética é possível gerenciar as agruras da vida e os conflitos da sociedade.
A ética aristotélica propõe a superação do conflito pela prática das virtudes morais que, aos poucos, subordina a paixão à razão. Quando isso acontece, o homem torna-se senhor de si mesmo.
Um dos objetivos centrais da ética é a busca na superação dos conflitos inerentes ao ser humano e à sociedade, bem como dimensionar os comportamentos pessoais e coletivos na edificação de uma sociedade justa.
Em linhas gerais, a ética é a busca incessante do bem humano, sendo que a ausência de ética é uma das causas da ruptura da estrutura da sociedade. Enfrentamos hodiernamente um colapso de ausência de ética, seja ela na área política, jurídica, econômica etc.
ÉTICA E DIREITO
O direito encontra guarida