Metodologia
3. METODOLOGIA
Considera-se a metodologia um instrumento do pesquisador, uma vez que é através da especificação dos caminhos a serem adotados que se torna possível delimitar a criatividade e definir o como, onde, com quem, com quê, quanto e de que maneira se pretende captar a realidade e seus fenômenos (Alves, 2003).
3.1. Delineamento da Pesquisa
3.1.1. Tipo de Pesquisa
O presente estudo apresentou um modelo de pesquisa descritiva (Estudo de Caso).
Segundo Oliveira (2005), a pesquisa descritiva é abrangente, permitindo uma análise aprofundada do problema de pesquisa em relação aos aspectos, sociais, econômicos, políticos, percepções de diferentes grupos, comunidades, entre outros aspectos. Alves (2003), completa que tal procedimento adota, para a coleta de dados, o uso de entrevista e da observação, e como recursos, os questionários e/ou formulários, entre outros.
3.1.2. Delineamento
Este estudo enquadrou-se no modelo de delineamento denominado pesquisa de levantamento. Caracteriza-se pela investigação direta com pessoas para conhecerlhes o comportamento. Baseia-se nas informações colhidas de um grupo significativo de pessoas acerca de um problema. Procede-se à análise quantitativa, e projeta-se esses dados para o universo pesquisado (Alves, 2003).
51
3. METODOLOGIA
3.2. Universo, Amostragem, Amostra
3.2.1. Universo
O Universo estudado constituiu-se de 318 funcionários da Câmara Municipal da cidade de Pombal, Portugal, no ano de 2011 (C.M. Pombal, 2011).
3.2.2. Amostragem
A amostra para o desenvolvimento do estudo foi composta por funcionários do sexo masculino e feminino, e foram selecionados de forma aleatória e voluntária. A figura
7 apresenta a divisão hierárquica das unidades participantes do estudo.
Câmara Municipal de Pombal
Departamento Municipal de Recursos Humanos e
Modernização
Administrativa
Divisão de Cultura,
Turismo, Desporto e
Junventude
Unidade de
Desporto e
Juventude
Unidade de
Cultura
Biblioteca
Museu
Piscinas