METODOLOGIA
Método
O presente trabalho ira usar o método monográfico, pois a pesquisa consiste num estudo de caso, em que, segundo
Porque pretendemos ver o impacto que a conjuntura social teve na estética lírica Musical, partimos do colectivo para o específico. Assim sendo usamos ao método dedutivo que segundo Silva e Menezes (2001, p. 25):
“O raciocínio dedutivo tem o objectivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão.”
Na mesma perspectiva Lakatos e Marconi (2003, p.86), acrescentam que este método fundamenta-se nas premissas que levam inevitavelmente a conclusão verdadeira, enquanto no indutivo, conduz apenas a conclusões prováveis. E como pretendemos ter conclusões e não probabilidades, escolhemos este em detrimento dos outros.
O período entre os anos 1975 e 1994, foi escolhido pelo facto de ter sido a altura em que a MLM a nível de produção da musical, se consolidou. Músicos como Chico António, Elsa Mangue e Elvira Viegas venceram o prémio da RFI decouverte (Lichuge 2005, Nhassavele 2010). E na mesma fase a nação moçambicana sofre transformações profundas de ordem social, política e económica. Lichuge (2005, p.33) afirma:
“Durante toda a década 80, a música moçambicana pela primeira vez, teve a oportunidade de expressar a sua realidade sócio-cultural e politica sem qualquer tipo de restrições. Foi uma época de confirmação da configuração da música ligeira moçambicana, que se manteve até 1986/1987
Para a análise de conteúdos, fizemos audições musicais recorrendo a discoteca da RM, pelo facto desta conter o maior, senão o único espólio minimamente organizado de música ligeira moçambicana da época em estudo. A outra razão por detrás desta escolha, prende-se com o facto desta rádio ter tido o papel de órgão difusor (radiofónico) único até a liberalização da economia, que teve como consequência o surgimento de rádios privadas, e ao