Metodologia
3.1 Método de pesquisa
A Metodologia de Pesquisa adotada para o desenvolvimento do presente projeto de pesquisa será o método denominado Indutivo, pois segundo (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI, 1993) no raciocínio indutivo a generalização deriva de observações de casos da realidade concreta. As constatações particulares levam à elaboração de generalizações.
Por fim, a conclusão é que fica confirmado que o método indutivo correto atribui de melhor forma a pesquisa atribuída trazendo resultados conclusivos e verdadeiros. A técnica de coleta de dados utilizada será o “Questionário”, constituído por uma quantidade de perguntas fechadas, com a possibilidade de resposta insatisfeita, satisfeita e muito satisfeita.
Escolhemos essa técnica, por facilitar a coleta de informações, como forma de otimizar tempo e obtendo grande número de dados; com respostas objetivas e maior número de pessoas.
As perguntas fechadas, embora seja inibida a liberdade de respostas, facilita o trabalho do pesquisador e também da continuidade da pesquisa, onde as respostas são mais objetivas.
Segundo Markoni e Lakatos (2003, p. 167), “Uma vez manipulados os dados e obtidos os resultados, o passo seguinte é a análise e interpretação dos mesmos, constituindo-se ambas no núcleo central da pesquisa”.
3.2 Classificação da pesquisa
Para GIL, (1999, p.42) a pesquisa tem um caráter pragmático, é um processo formal e sistemático do desenvolvimento do método cientifica. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante emprego de procedimentos científicos.
Em relação a pesquisa, terá por denominação se tratar de uma PESQUISA APLICADA, pois objetivará gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida a solução de um problema específico, envolvendo verdades e interesses locais.
Em relação a abordagem do problema de pesquisa, esta terá por denominação se tratar de uma PESQUISA QUANTITATIVA, pois considera que todos os dados obtidos poderão ser