Metodologia
Prof. Eduardo Arcoverde
Aluno: Felipe Gonçalves Nogueira
Licenciatura em Ciências Biológicas
Turno: Noturno
Indutivismo: ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência
O capítulo discorre sobre o indutivismo separado em cinco tópicos. Fala sobre o conhecimento científico que é racional e objetivo, requer exatidão, utiliza leis. Já no segundo tópico, fala sobre o indutivismo ingênuo, que é feito através da observação, o observador deve utilizar seus sentidos para registrar tudo o que acontece, fala também sobre a generalização de fatos, que só pode ocorrer se todo o universo pesquisado obtiver o mesmo resultado em diversas condições. O tópico três fala sobre raciocínio lógico e dedutivo, o raciocínio lógico utiliza de premissas, relacionando três fatos, se os dois primeiros forem verdadeiros, logo o terceiro também será, já o dedutivo, utiliza de um fato para deduzir outros. O quarto tópico discorre sobre previsão através de premissas, fazendo uso de leis e fatos que comprovem a veracidade dessas premissas, faz-se uma previsão relacionada aos fatos, que se lógica, será verdadeira. E por fim o tópico cinco é um apanhado geral sobre todos os outros tópicos.
O tema até então era desconhecido por mim, conhecia a indução no lado cientifico mas não com a profundidade e explicação exposta no capítulo. Raciocínio lógico também é um tema conhecido por mim, por já ter estudado parte disso. O conteúdo é esclarecido e de fácil entendimento, não tendo partes complexas , tornando agradável e limpa a leitura.
Com a leitura, entendi o significado de indutivismo, que é o raciocínio indutivo, um raciocínio que vai do particular, pela sua observação para o geral. Compreendi melhor o raciocínio lógico e dedutivo, esclarecendo diversas coisas.