metodologia
- O uso dos estereótipos: já são consagrados como um cara bem vestido, de boa aparência parece um modelo a ser seguido, tal como o rico ou o pobre.
- A substituição de nomes: Mudar os temas para influenciar de modo positivo ou negativo algumas situações.
- Criação de inimigos: Cria inimigos imaginários ou não dependendo do meio em que se encontra.
- Apelo à autoridade: Alguém que possa validar o que esta sendo afirmado.
- Afirmação e repetição: São os mais importantes do esquema. No primeiro: o uso do imperativo, a certeza. No segundo, a repetição para a aceitação e memorização .
Analisaremos as publicidades das marcas Skol, Brahma, Skin, identificando as principais técnicas de persuasão utilizadas nessas campanhas publicitárias. Analisando cada campanha, seus ícones e símbolos, seus recursos sonoros, e se há alguma mensagem subliminar que o consumidor não consegue perceber ao olhar rapidamenteo anúncio. Perguntaremos aos consumidores qual o critério para eles escolherem as marcas que mais gostam, o porque da escolha e se a publicidade que interfere nisso
REFÊRENCIAS
BIGAL, Solange. O Que é Criação Publicitaria: Ou Estético Na Publicidade. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1999.
CITELLI, Adilson.Linguagem e persuasão. 12. ed. São Paulo: Ática, 1998.
COBRA, Marcos. O Impacto da Propaganda: Um estudo para algumas classes de bens. São Paulo: Atlas,1991.
CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃOPUBLICITÁRIA -CONAR. Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária - Código e Anexos -Anexo A_ Bebidas Alcoólicas, Anexo P_ Cervejas e Vinhos, Anexo T_ ices e bebidas assemelhadas, Acesso em 06 de setembro de 2014.
NOGUEIRA NEVES, L . A Publicidade da Cerveja no Brasil: Porque Discuti-la? . Minas Gerais: ECCMG, 2009. Disponível em: . Acesso em : 5 set. 2014.
PETERMANN, Juliana.Imagens na publicidade: significações epersuasão. UNIrevista. São Leopoldo, v. 1,